Me apaixonei por um poeta

"Sempre podemos estar em festa, se estamos de bem com a vida."

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Ampliando as fronteiras - Crítica do livro "Me apaixonei por um poeta"


Caros amigos, tenho recebido, sempre, críticas a respeito do livro "Me apaixonei por um poeta", confesso que fico orgulhosa por ter conseguido passar um pouquinho das emoções que estavam em minha mente para o papel. Grande parte dos amigos já leram o livro e já me prestigiaram com suas percepções, alguns relataram emoções que eu tinha intensão de provocar e outros me contaram parte da história que estavam nas entrelinhas, que eu não havia percebido, e isso provocou novas emoções em mim. Todos os comentários veem a contribuir para os trabalhos futuros. Eu agradeço de coração.

Hoje recebi uma crítica de um jornalista e escritor carioca, profissional da área, que fez colocações que venho aqui dividir com vocês, e, deixo aberto o espaço nos comentários, para que deixem registradas aqui suas percepções. Quem ainda não leu, peço que me conceda essa honra. 

Obrigada, Ivan Monteiro Filho, por deixar registradas suas percepções, agradeço os elogios. Segue a crítica:

"Ampliando as fronteiras

A Literatura no Brasil têm se difundido enormemente a medida que o mercado editorial brasileiro vem crescendo nos últimos anos. Segundo a Câmara Brasileira de Livros, quando publica que o mercado têm crescido acima de sete por cento nos últimos cinco anos, o interesse do brasileiro por literatura faz com que cada autor aprimore ainda mais a qualidade do que se escreve, até por que, nos deparamos com obras mais profundas e complexas, surgindo então caminhos diversos entre quais categorias a escolher. Então eu faço uma pergunta, como o leitor escolhe um livro pra ler?

Atualmente a comunicabilidade sem fronteiras nos impulsionam a prática das influências e sugestões dos grupos de discussão das redes sociais. Entendemos que, a tecnologia da informação e comunicação tem avançado, principalmente desde a década de 90, constituindo a integração a longa distância e a tendência é a popularização das ideias.

Será que o histórico do autor sobrepõe a repercussão de sua obra e é o maior indicador que leva o leitor a escolher o que ler?    Acredito que a crítica sobre uma obra no contexto de conteúdo ainda é o fator relevante como medidor ou critério para essa escolha.   E a utilização da internet na divulgação de cada obra, dá uma amplitude de possibilidades para o consumo, que cresce exponencialmente a medida que não podemos limitar o seu acesso.  Daí avaliar a obra em si requer um total mergulho em sua narrativa para compreender os sentimentos aplicados pelo autor.

Na obra Me Apaixonei Por Um Poeta da autora Ana Paula Silva, pude perceber a essência de um sentimento verdadeiro tão quanto imaginário, que por vezes, imprime a percepção da vontade de que tudo seja real. Ao tempo que nos faz acreditar que tudo ocorreu de fato. A autora nesta obra me deixa essa leve impressão.  Então como leitor, intérprete das suas metáforas e investigador de cada significado, sugiro que esta obra indica padrões de pensamentos que habitualmente tem se perdido nas pessoas, e o que devemos é ter consciência para lidar com as consequências das decisões tomadas ao tempo que devemos assumir nossas responsabilidades. E quanto a paixão... O maior risco está em não se apaixonar!  Parabéns Ana Paula!"

Ivan Monteiro Filho                                                                                         
Jornalista – Rio de Janeiro




Me Apaixonei Por Um Poeta












Nenhum comentário:

Postar um comentário