Me apaixonei por um poeta

"Sempre podemos estar em festa, se estamos de bem com a vida."

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Um amor não começa com "Eu te amo"


Quais serão nossas primeiras palavras? Costumamos colocar o amor a certa distância de nós. Se ele chega muito perto, o afastamos ou fugimos dele. Pois, o amor pode nos assustar um pouco. Ele nos deixa vulneráveis, frágeis, dependentes, com medo e acabamos por nos afastar desse amor de perto da gente e continuar a busca pelo amor ideal, desses que viram notícias ou que atravessam oceanos para acontecerem. Mas nos esquecemos de que todo amor, começa num olhar, num toque, numa palavra de cordialidade, como um bom dia ou como vai você, e que atravessar o oceano ou a rua para que ele aconteça, são entregas que fazemos a esse amor.

A preocupação, o cuidado, o carinho, a atenção que dispensamos ao outro nos sinalizam desse amor. A vontade de ver, de tocar, a saudade que te acompanha o dia todo, num misto de sorriso com aperto no coração, também sinaliza para esse amor. Mas quando percebemos que estamos nos mostrando demais, estamos preocupados demais com alguém, nos vem na cabeça “é melhor eu dar um tempo disso tudo” e acabamos nos afastando e impedindo que o amor aconteça. Não porque não acreditamos no amor, é que não percebemos que o amor é construído dia a dia, que a cada “como vai você” se estreita o laço, então nos afastamos desse carinho e vamos à busca do amor que começa com um “Eu te amo”.

Afastamo-nos por medo, por avaliações, por achar que estamos nos entregando demais. Mas, admiramos a entrega de fulano, que atravessou o oceano e foi “recomeçar” em nome do amor. Tão contraditório é o mesmo amor, deixar se entregar a vulnerabilidade, a dependência daquela pessoa, a princípio dá medo e em seguida vira força e coragem. Se não houver entrega, nunca saberemos do que esse amor é capaz, o que você seria capaz por ele ou ele por você. E ouvir ou falar um “Eu te amo” não deve soar como um bom dia. Nenhum amor começa com “Eu te amo”. Quando disser “Eu te amo” se sinta dizendo “Eu me entrego a você e a esse amor”, num ato de força e coragem que a frase requer.

Ana Paula Silva
Autora do livro: Me apaixonei por um poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário