Me apaixonei por um poeta

"Sempre podemos estar em festa, se estamos de bem com a vida."

terça-feira, 19 de maio de 2015

Amor na maturidade


Amor na maturidade

Ana Paula Silva
Autora do livro: Me apaixonei por um poeta


É tão complexo falar de amor na maturidade, pois, amor é um sentimento simples, que pode surgir em apenas um olhar, sem explicação, fazendo o coração descompassar, a respiração ficar difícil, e, a partir daí, a pessoa se vê apaixonada. Isso pode acontecer em qualquer idade, a diferença que podemos observar é que na adolescência tudo é tratado de forma mais simples, a entrega se dá mais facilmente, os jovens normalmente tem o coração livre e se entregam sem medos, sem amarras, sem pensar nas consequências daquele amor.

Já na maturidade, as pessoas já estão com certa bagagem, seus corações podem já terem sido partidos algumas vezes, carregamos no peito um escudo, que nos protege das possíveis flechas dos cupidos de plantão. Elas só nos acertam num momento de distração, um instante em que abrimos a guarda, por isso, é mais difícil ver casais apaixonados na maturidade. O mais comum é serem analíticos nessa fase da vida, estudando as compatibilidades para que as chances de erro diminuam, pois, a sensação é que não podemos mais errar nas nossas escolhas, o medo de errar, nos blinda o coração.

Mas, o amor, o amor teima em acontecer, a vida encontra um meio, e por mais que estejamos nos protegendo dele, em algum momento nos distraímos e cruzamos com algum olhar encantador, e, em fração de segundos, somos atingidos e quando percebemos estamos com todos os sintomas da paixão. Aí não tem mais volta, só temos duas escolhas, nos entregamos a paixão e corremos o risco de errarmos outra vez e sofrermos se não der certo, ou sofremos a dor de não tentar.

A melhor opção é sempre amar, é aí que nos deparamos com mais alguns contratempos, pois, estamos falando de uma fase da vida que normalmente as pessoas já estão estabelecidas e é mais difícil abrir mão das conquistas, principalmente, se essas pessoas estiverem em cidades diferentes, o que vem acontecendo muito, devido as facilidades de viagens, tanto a trabalho como a passeio. Levando em consideração que as pessoas, por já estarem estabelecidas financeiramente, investem mais em viagens, está muito comum vermos casais apaixonados, distantes geograficamente.

Porém, a tecnologia e os meios de comunicação estão muito avançados, o que torna possível manter contato o tempo todo com a pessoa, dando uma falsa impressão de proximidade, pois, podem trocar imagens, mensagens, ouvir a voz. Mas chega um momento que o toque, o olho no olho, um abraço real, um beijo demorado, fazem falta, e acabam submetendo o amor a provas. Isso pode trazer sofrimento e questionamentos, necessitando buscar o conhecimento, a calma, o esclarecimento e todas as qualidades que adquirimos com a maturidade para acalmar o coração e deixar o amor acontecer livremente, quando isso acontece, o amor vence a distância e todos os outros obstáculos que possam aparecer. O amor forte e maduro é maior que qualquer desafio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário